Instituto Trata Brasil lança o “esgotômetro”
Com o intuito de facilitar o acesso a dados sobre saneamento, o Instituto Trata Brasil atualizou o seu site, trazendo mais informações para o público. Uma das novidades é o “Esgotômetro”.
SAIBA MAISSAAE de Indaiatuba direciona recursos para manutenção e treinamento para manter eficácia dos processos.
18/08/2021
Embora a disseminação do coronavírus tenha impactado o setor de saneamento, as empresas conseguiram passar pelas dificuldades e continuaram com investimentos, principalmente em manutenção e concorrências que estavam com verba alocada. Os equipamentos destinados a esse serviço precisam de cuidados e devem estar adequados de acordo com as regulamentações vigentes no país.
É o caso do sistema instalado na ETA III do SAAE de Indaiatuba, estação responsável pelo abastecimento de 50% da população do município, em torno de 100 mil pessoas.
A estação conta com um sistema composto por um evaporador de cloro com capacidade para 12 mil libras/dia e demais componentes como ejetores, válvulas reguladoras de vácuo, rotâmetros e cloradores. Os equipamentos foram adquiridos em 2014 com a Fluid Feeder para atender à demanda de tratamento de água do rio Jundiaí, manancial com alta concentração de nitrogênio amoniacal.
De acordo com o técnico responsável das Unidades de Tratamento de Água, Herik Fernando Magno da Costa, o sistema de cloração na ETA III é fundamental para garantir o atendimento aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ele ainda destaca a ampliação do sistema (fase final de projeto), com o intuito de atender ao aumento de vazão da estação e adequação à futura demanda.
Segundo Costa, os serviços e materiais devem estar de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 13.295 e com as diretrizes do Chlorine Institute. “Com esse processo instalado, iniciamos a contratação da empresa especializada para manutenção preventiva e corretiva do sistema em 2017 e, desde então, anualmente, é realizada nova licitação para contratação, por meio de ATA de Registro de Preços”, diz.
As manutenções preventivas trazem importantes vantagens para o desenvolvimento dos processos. “A contratação de empresas especializadas, como a Fluid Feeder, garante o fornecimento de materiais e serviços no período contratado, possibilitando maior planejamento dos custos envolvidos. Além de garantir o adequado funcionamento do sistema, sem interrupções que possam prejudicar o abastecimento de água à população”, detalha o diretor técnico.
A manutenção preventiva é realizada através do cumprimento de cronograma elaborado no início do contrato. As visitas são realizadas mensalmente e os materiais e serviços envolvidos são definidos no cronograma. Anualmente, também é realizado treinamento para atualização de conhecimentos para os técnicos que já operam o sistema e sempre que ocorram novas contratações ou alterações no quadro de funcionários.
Fonte: Revista Hydro
Com o intuito de facilitar o acesso a dados sobre saneamento, o Instituto Trata Brasil atualizou o seu site, trazendo mais informações para o público. Uma das novidades é o “Esgotômetro”.
SAIBA MAISO Consórcio PCJ divulgou um boletim sobre a disponibilidade hídrica nas Bacias PCJ, com o comportamento das precipitações de chuvas em julho e seu impacto no balanço hídrico da região.
SAIBA MAISCom o avanço de casos de covid-19 em todo o Brasil, a prevenção é essencial. Tocar em um objeto de uso compartilhado e depois colocar a mão no rosto, sem lavar as mãos ou usar álcool em gel, pode causar contaminação. Uma película autoadesiva que promete matar o vírus em até 3 minutos pode resolver esse...
SAIBA MAISEntre em contato, teremos o maior prazer em atendê-lo.