Nas indústrias com os padrões de higiene mais rígidos como a alimentícia, o processo de higienização consiste num conjunto de práticas que tem como objetivo devolver ao ambiente de processamento a boa condição higiênica inicial. A higienização deve remover os materiais indesejados (restos de alimentos, corpos estranhos, resíduos de produtos químicos e microrganismos) das superfícies de modo a que, os resíduos que permanecerem, não apresentem qualquer risco para a qualidade e segurança do produto. Durante o processo de fabrico de alimentos, verifica-se a acumulação de um conjunto de materiais indesejáveis, resultantes do processo de produção normal, ou de anomalias no processo, Estes materiais indesejáveis, são habitualmente designados de “resíduos” ou “sujidades”. Para a implementação de um programa de higienização é necessário: utilizar agentes de limpeza e desinfeção compatíveis com a indústria alimentar; é necessário estabelecer um programa de limpeza e desinfeção das instalações, equipamentos, utensílios e demais superfícies, que contemple os procedimentos, frequência e responsabilidade associados às respectivas atividades; realizar testes que comprovem a eficácia do programa de limpeza e desinfeção; registrar os desvios e as ações corretivas aplicadas.
O processo de limpeza inicia-se com um primeiro enxaguamento para a remoção de partículas de sujidade e de alguns microrganismos (que são arrastados com os outros resíduos). Numa segunda etapa, aplica-se o detergente, o qual vai atuar sobre as partículas de sujidade que se encontram aderidas, diminuindo a sua ligação às superfícies. Numa terceira etapa dá-se o enxaguamento para a remoção completa das partículas entretanto libertadas, do detergente aplicado e uma vez mais de alguns microrganismos.
Contamos com uma vasta experiência nas industrias do ramo de chocolate realizando a desinfecção e desobstrução dos equipamentos e tubulação. O processo consiste na identificação dos pontos de entupimento, preparação dos equipamentos e desobstrução do chocolate ou matéria prima para produção de alimentos acumulado.
Após a desobstrução e limpeza mecânica do processo realizamos uma limpeza mais refinada utilizando equipamentos específicos, retirando toda a camada de material finalizando com polimento o processo de limpeza. Após esse procedimento realizamos um processo de desinfecção através de produtos químicos, sanitizantes e posterior análise swab.
Processos mecânicos de raspagem, escovação rotativa e hidrojateamento com temperatura são utilizados de acordo com cada necessidade mediante a estrutura e condições técnicas de segurança de cada cliente obtendo sempre o melhor resultado e a garantia de um processo de desinfecção certificado por um procedimento específico e análise de swab.
A Sanerg é referência em limpezas industriais executando serviços de alta qualidade em diversas empresas sendo reconhecida por sua eficiência na prestação de seus serviços.
O processo de higienização depende da preparação das superfícies em questão. A maioria dos desinfetantes deve ser aplicada em superfícies de matéria orgânica e resíduos de limpeza. A ordem de eventos geralmente recomendada é enxaguar, lavar, enxaguar, sanitizar. O detergente utilizado na etapa de limpeza precisa ser apropriado para o tipo de resíduo. Por exemplo, os detergentes alcalinos removem com maior eficiência os resíduos a base de gordura e proteínas, enquanto os resíduos a base de minerais necessitam de detergentes ácidos. Felizmente, os agentes de limpeza modernos são misturas de componentes químicos que podem tratar vários cenários de limpeza.
Para compreender o que significa higienização industrial é necessário ter uma ideia prévia de limpeza em geral. Quando falamos de ambientes industriais falamos de limpeza e de desinfecção também, fabricados ou do serviço prestado. Na maioria das vezes há que eliminar a sujeira visível e invisível(infecções) do ambiente. Mas isso não quer dizer que você tenha que realizar as duas coisas ao mesmo tempo, pelo contrário, sugerimos que primeiro seja feita uma limpeza profunda da sujeira visível depois a desinfecção do ambiente.
Substâncias minerais de Natureza Orgânica - restos de alimentos, óleos químicos mistos.
O conhecimento da solubilidade dos diferentes tipos de sujidade e dos aspectos que podem tornar o processo de limpeza mais difícil ajudam na escolha do produto correto.
As superfícies em contacto direto com os alimentos devem ser: não tóxicas; não absorventes; não porosas ou corrosivas. O aço inoxidável é o melhor dos materiais usados na indústria alimentar.
Entre em contato, teremos o maior prazer em atendê-lo.